Blogagem coletiva - O livro da minha vida


Falar de livros e ao mesmo tempo fácil e difícil para mim. Facil porque vivo, trabalho e tenho em meu lazer o livro como companhia. Difícil porque foram tantos os livros que já li, que se torna quase que impossível eleger apenas um livro como algo que marcou a minha vida. Mas vamos lá, vou tentar retroceder e ver quais os livros que marcaram minha vida.
Que eu me lembre, um livro que deixou uma marca forte em mim foi (sei que pode parecer até piegas) Petit Prince ou mais precisamente O Pequeno Principe, de Antoine Saint-Exupery. Li esse livro na 6ª série do antigo ginasial (uau! como isso soa antigo). Durante o ginásio, na minha escola não se tinha aula de inglês e sim de francês. E minha professora Maria Vitória, era bem rígida e exigente conosco. Daí, ela não se contentou em nos ensinar a gramática francesa e nos deu esse livro para ler na língua original. Na época acredito que fui a única pessoa da classe a vibrar com isso. Achei tão chic ler um livro em francês que tratei de me empenhar ao máximo para ler e compreender. E adorei! Só que não o entendi por completo e falei a professora sobre isso. Ela me esclareceu que havia passagens nesse livro que só mais tarde quando fosse adulta é que compreenderia. Então tratei de crescer e ver no que dava. O tempo passou e anos mais tarde já no colegial, minha professora deu vários títulos para escolhermos um, ler e fazer um seminário sobre a obra. Escolhi Encontro Marcado, de Fernando Sabino. Li esse livro de forma intensa, e sua história ficou gravada em minha memória de uma forma que poucas vezes aconteceu. Mais alguns anos se passaram e, já trabalhando em biblioteca, me deparei com uma obra que comecei a ler e nem imaginava que um dia trabalharia num local que levaria o nome desse autor. A Divina Comédia é o nome dessa obra e seu autor, Dante Alighieri. O que me chamou a atenção em primeiro lugar foi as ilustrações desse livro e não seu conteúdo. A expressividade que Gustave Dore colocou em suas ilustrações me levou a me interessar em ler a história. De início achei difícil pois era em forma de poemas e até então não tinha experiência com esse formato literário. Mas aos poucos a história foi me prendendo e fui compreendendo a história. Só que não terminei de ler e somente anos mais tarde é que tive contato novamente com essa obra e terminei. Fantástica obra! Outra obra que li e que ficou me acompanhado por muito tempo foi As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Essa saga me aguçou a curiosidade sobre o lendário personagem do Rei Arthur e a famosa Tavola Redonda. Mas, a personagem feminina é que me encantou por sua riqueza e complexidade ao qual me vi representada em muitos aspectos.
Como sempre gostei de romances históricos, o livro O Físico, de Noah Gordon, me transportou para um mundo fantástico, rude, mas com uma riqueza de tradições que me encantou. E a obstinação e coragem do personagem principal me ganhou do começo ao fim do livro.

DOIS LIVROS QUE REALMENTE MARCARAM MINHA VIDA

Contudo esses dois títulos deixaram marcas profundas em minha vida: histórias que relatam vidas de personagens femininas fortes, corajosas, muitas vezes audaciosas, engraçadas em algumas ocasiões, dramáticas em outras. Mulheres que, como todas nós, passaram suas vidas em busca de uma identidade própria, em busca de seus sonhos, em busca de um grande amor. Enfim, mulheres de verdade como nós mesmas, daí a minha identificação.
O primeiro livro é A Última Convidada, de Josué Montello que para mim, é um dos melhores escritores de nossa língua. Escritor de uma narrativa forte, bem amarrada e seus personagens são de uma força que chegam a ser quase de carne e osso. O outro livro é O Adeus, da escritora italiana Paola Calvetti. Suas personagens são intensas e a forma de escrever em flashback, nos faz viajar num tempo onde a fantasia, os sonhos de uma geração nos comove e nos leva às lágrimas. Esses dois livros realmente me marcaram muito e faço aqui meu convite a todos que por aqui passarem: Que tal vocês pegarem um desses que já li e recomendo e passarem pelas mesmas emoções que passei? Eu garanto que será uma boa experiência.






Comentários

Zani disse…
Parabéns pelo seu post. também gostei muti das bruxas de avalon.
abraços
vinicius.f.barth disse…
Olá, Roseli!

Concordo que "As Brumas..." seja uma grande obra, e fiquei muito feliz em ver a indicação de obras como A Divina Comédia e O Físico - que teve um problema grave de tradução do título para o português.

E quanto aos dois que você indicou no final, vou dar uma procurada pra conhecer.

Abração!
Anônimo disse…
Ótimas leituras e não acho piegas "O pequeno príncipe". Não foi à toa que fez e faz sucesso.

Não consegui ler as Brumas de Avalon. Sentia muita fome, era muito jejum para alcançar qualquer coisa! (rs*) Estou brincando!

Eu li por exemplo Harry Potter, mas quando soube que teria o 2º, depois 3º... desisti da leitura e foi o que aconteceu com as Brumas.

Coincidência, as duas autoras são do Reino Unido.

Boa blogagem! Beijus
Dalva Nascimento disse…
Esta blogagem está sendo maravilhosa e nos dará a chance de conhecer bons livros.
Boas dicas de bons livros você deixou nesta blogagem, minha linda!

Obrigada e parabéns pela bela participação, minha amiga!
Roseli, esta sua nova foto no perfil está linda, linda! Eu li o Pequeno Princiüe e fiquei apaixonada por ele na época. Queria saber onde eu poderia encontrá-lo. Imagina a minha imaginacao. depois que amadureci fui lê-lo novamente e ai já com outros olhos.

Eu já ouvi falar sobre As brumas de Avalon, mas nunca li, assim tb como A última Convidade e O Adeus. Morando longe fica difícil o acesso aos livros e eu nao consigo ler tanta coisa assim em alemao. Leio alguns autores mais leves e fáceis. Mas ler mesmo tem que ser na lígua da gente. Os outros eu os li e adorei o Físico.

Beijao e adorei te conhecer mais um pouquinho.
Anônimo disse…
Roseli, participar de coletivas é muito interessante. Conhecemos novos e excelentes blogs e amigos.
Um abraço.
Roseli, o meu comentario pode ter saido com o link do Elas estao lendo, rs.

Beijao Georgia
*Renata Gianotto disse…
Oi Roseli,

Não sei se o outro comentário chegou. Parece que deu erro.

Queria agradecer a visita e dizer que já anotei seus livros na minha listinha.. que com a Coletiva está ficando bem grande! hehe!

Abraço :)
Unknown disse…
Oi, Roseli!

Que legal este teu espaço... só tinha andado pelo Bibliotequices... agora andarei por aqui também...

Ah! que legal! Me fizeste relembrar O pequeno príncipe (em português!), O encontro marcado...

Às vezes as leituras ficam latentes... basta uma tutucada e elas voltam com intensidade...

Obrigada!

Abraços!
Roseli, eu gosto muito de crônicas e contos e sempre li tudo do Fernando Sabino. Esse romance, o "Encontro Marcado", na minha opinião não é valorizado como realmente merecia.
O Pequeno Principe eu não gosto não, mas adoro o Vôo Noturno, do Saint-Exupery.
Grato pela visita e um beijão.
Elaine Gaspareto disse…
Olá!
Menina, você tem o emprego dos meus sonhos, imagine ficar envolta por livros!
Dos livros que você cita eu não li alguns mas certamente O Pequeno Príncipe é indispensável.
Lindo post, lindo blog, parabéns.
Anônimo disse…
Olá, Roseli.

Eu lhe agradeço por ter me indicado esses livros. É por isso que estou gostando muito de participar desta coletiva.

Eu até errei ao utilizar o termo indicação, pois trata-se de um anúncio, um relato de um livro ou livros que marcaram nossas vidas.

Não conhecia "A Última Convidada" nem "O Adeus". Obrigado por me apresentar.

abraços.
APPedrosa disse…
Eu li alguns dos livros que você citou. O Encontro Marcado também me marcou muito, lindo livro e quem é mineira, como eu, consegue se ver naqueles cenários.
Abraços,
Ana Paula
Roseli,

A cada fase da vida que lemos O Pequeno Príncipe eles ganham um novo significado.
Digo eles, porque são os dois: o livro e a vida.
Lembra da parte da raposa?

As Brumas de Avalon realmente mostram todo o universo feminino. Coisa que você pode experimentar e que nós homens jamais conseguiremos entender.

Beijos!
Alcides
Isadora disse…
Boas sugestões!
Beijo
Anônimo disse…
Essa blogagem foi muito boa, pois conhecemos muitas indicações de livros.
Vim agradecer sua visita e comentário feito no meu blog.
Cristiane Marino disse…
Com a coletiva minha lista de livros que preciso lerrr que já era grande ficou muito maior. Mas, é uma delícia, estou adorando visitar os blogs que estão na coletiva.

Parabéns
Beijos
DILERMArtins disse…
Gostei de suas sugestões. Anotei.
Está muito boa essa blogagem coletiva.
Parabés pelo blog e pela postagem.
Voltarei.
Francy disse…
Olá,
Obrigada pela visita...
Excelente descrição sobre os livros que leu, serviu muito bem para que eu recordasse os que já li. De todos ainda não li "O Físico" e "O Adeus", vão para a minha lista. Eu me considerava "rato de biblioteca" mas lendo os participantes da Blogagem Coletiva, tem gente que ainda bem mais que eu... eu adoro ler e meu marido me acompanha nessa também.
abs,
http://www.cenasdocotidiano.net entretanto assino aqui com o endereço ao qual migraremos muito breve.
Serena Flor disse…
Olá, vim agradecer o carinho da visita e dizer que estarei viajando por estes dias de Carnaval, assim que voltar venho te ver ok?
Um beijo e até breve!

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos