A erótica feminina em psicanálise

Este campo de estudo sempre me fascinou tanto que sempre que posso leio textos da área. Não sou nenhuma expert no assunto mas acredito que o que já li e refleti me dá uma certa autoridade para falar um pouco sem cair no ridículo muito menos estar falando besteiras sem fundamento.
Quando soube do tema desse curso achei bárbaro pois um estudo sobre a erótica feminina é algo que além de me interessar enquanto mulher, é um tema fascinante. Quem não quer nos entender? Todos não é, inclusive nós mesmas. Fica aqui então a dica de um curso bem interessante e que, com certeza, irá enriquecer a todos que participarem.

Curso: A Erótica Feminina em Psicanálise

O amor sempre foi tema que despertou muito interesse. Há um vigor inerente ao apaixonado... por vezes acompanhado de sofrimento dilacerante.
Será que "é impossível ser feliz sozinho" – como cantava Tom Jobim?
Ou será que é melhor ter um marido do que ser infeliz como sugerem algumas mães?
Por que entre um homem e uma mulher (muitas vezes) as coisas não funcionam?
Mesmo com toda evolução tecnológica em diversas áreas, não há progresso nas relações entre homens e mulheres. E continua-se na busca incessante pelo outro que nos complete e ame porque não conhecemos uma relação inteiramente feliz e nem uma solidão autossuficiente.
Lacan diz que a mulher é o sintoma do homem e que para a mulher o homem é uma devastação. Logo, se não há completude, o que nos interessa é o fracasso amoroso?
A erótica em psicanálise formula diferentes posicionamentos e estratégias do sujeito em relação ao objeto. As questões que a temática erótica suscita norteiam e direcionam este Seminário que se debruçará sobre as obras de Freud e Lacan para abordar temas imortais como ciúmes, traição, relação sexual e amor.

Coordenação:

Natasha Bazhuni e Cristiane Mendes
Psicanalistas da Ato Clínica

Duração: 4 meses

Mensalidade: R$120,00

Início: Fevereiro/2009

Aos sábados, 11:00 as 13 horas.

Maiores Informações: mailto:ato_clinica@hotmail.com
Telefone: (11) 3483-2910 ou 9914-3372 com Natasha
e Tel. (11) 8231-8180 com Cristiane Mendes

Comentários

Obrigada pelo apoio ao trabalho da Psicanálise, que com Freud e posteriormente Lacan, penetrou, interrogou e desvendou alguns mistérios íntimos do ser humano, até então pouco compreendidos.
No caso da questão feminina, esta contribuição teve valor inestimável. Que Freud seja sempre vivificado e lembrado pois ele faz parte do patrimonio cultural da humanidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos