Canções e poemas portugueses me acompanharam final e começo de semana

Semana passada foi de uma correria e de notícias não tão boas. Mas que bom que tudo tem um começo, meio e fim. E meu final de semana foi pra lá de bom ao som de excelente música e contato com pessoas lindas e agradáveis que me inspiraram e me passaram algo de bom. Isso me recarregou as baterias. Sábado à noite, estava um friozinho típico dessa época do ano aqui em São Paulo além de uma chuva que desanimava qualquer um de sair de dentro de casa. Mas, já tinha firmado um compromisso de ir assistir um show de uma pessoa muito querida para mim: Marcos Assumpção. O que, não conhece ainda? Nunca ouviu falar? Então minha amiga, meu amigo não sabe o que está perdendo. Já falei nele aqui posteriormente quando participei da blogagem coletiva sobre Florbela Espanca. Marcos desenvolveu um trabalho maravilhoso com poemas dessa poeta portuguesa e o CD está divino. No pocket show, na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, ele deu apenas uma pequena introdução do que é o trabalho na íntegra. Chegando em casa coloquei imediatamente o CD para tocar e...me transportei para Portugal da época de Florbela. O trabalho está belíssimo, com arranjos que utilizaram instrumentos barrocos, eruditos e renascentistas que dão um toque todo especial aos poemas musicados. Trabalho de três anos de pesquisa e de um mergulho na vida dessa mulher intensa, sensível e pouco compreendida em seu tempo, Marcos Assumpção deixa nesse trabalho uma marca de seu talento, de sua musicalidade e de seu amor à poesia que sempre esteve presente em sua vida. Para quem tem bom gosto musical e gosta de coisas que saiam do "lugar comum", essa é minha sugestão: entrem no site de Marcos Assumpção e conheça seu trabalho. Todos os demais são ótimos mas esse, desde já é meu preferido.
Segunda-feira geralmente é um dia "morto" para eventos musicais. No entanto, o SESCSP tem desenvolvido projetos aqui em minha cidade (Osasco) às segundas-feiras. Já assisti ao show do grupo MPB4 que é maravilhoso e sempre que posso vou vê-los, e ontem foi a vez de Eugênia Melo e Castro e Swami Jr.
Já conhecia algumas canções de Eugênia, graças a um amigo português que também gosta de músicas e que tem me apresentado alguns cantores de sua terra. Swami Jr., para falar a verdade, não conhecia e foi para mim, uma grata surpresa pois é um violonista grandioso e talentoso além de compositor.
Eugénia Melo e Castro, recentemente lançou no Brasil e em Portugal seu novo trabalho em CD, “PoPortugal”. Agora, a artista volta a São Paulo para apresentar o show inédito “Um Certo Alguém”. No espetáculo, além de cantar, ela conta histórias e conversa com o público, falando de seus 28 anos de viagens no mundo da música entre Brasil e Portugal. Foi uma noite emocionante onde Eugênia contou passagens de sua vida pessoal e profissional e cantou lindamente.
Swami Jr, que assina a direção musical, arranjos e violão. Swami já gravou e se apresentou com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Maria Bethânia, Chico César, Omara Portuondo, Elba Ramalho, Virgínia Rosa, Elza Soares, Moska, Dominguinhos, Tom Zé e Lokua Kanza, entre outros. Swami é, também, compositor e já teve suas canções gravadas por Vânia Bastos, Virgínia Rosa e Zizi Possi. Neste show, além de acompanhar a cantora Eugénia Melo e Castro ao violão, Swami também apresenta algumas de suas composições.
Enfim, voltei para casa leve, feliz e com uma saudade gostosa de Lisboa que me cativou e que espero ainda voltar um dia.

Comentários

Anônimo disse…
Tem uma simples homenagem para todos os blogueiros que visitam o Compartilhando Leituras! Quando tiver um tempinho passe lá para conferir!!!

;)

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos