Os 13 Porquês - leitura alucinante


Quem já me conhece sabe que sou movida pela emoção e paixão. Pelas coisas, pelas pessoas, pelas situações e, pelos livros. Terminei a leitura do livro Os13 porquês, livro de estréia do autor norte-americano Jay Asher. Desde que o livro chegou à biblioteca que ele me chamou a atenção. Pela capa, pela sinopse e decidi por sua leitura. Demorei um pouco para ler devido as inúmeras atividades que ando fazendo ultimamente e por conta disso andava em cólicas. O que me encantou nesse livro? TUDO!!
O assunto abordado pelo livro é o suicídio de uma jovem. Logo de cara um tema pesado que mexe com nosso interior afinal, dar cabo da própria vida em plena adolescência realmente é um verdadeiro soco no estômago. No entanto, o autor teve uma sacada tão legal ao escrever o livro que torna uma leitura prazerosa e você não vê a hora de chegar ao fim da história para desvendar todo o mistério que envolve o suicídio de Hannah Baker.
Mas veja bem, ao término dessa leitura, me vi diante de um livro espetacular pois a riqueza dele em abordar o universo dos adolescentes descortina vários assuntos que afligem e atormentam os jovens nessa fase de suas vidas: a auto-imagem, a necessidade de agradar a um grupo e fazer parte dele, o bullying dentro da escola, os relacionamentos, a sexualidade, as drogas, a família.
Não tenho vergonha nenhuma em dizer que ao terminar a leitura, dentro de um ônibus, não contive a emoção que brotou em meu peito: chorei. E não foi somente pelo trágico fim de Hannah mas por todas as Hannahs que existem e cometem o mesmo ato diariamente em todas as partes do planeta. Confesso que meu coração ficou o resto do dia enlutado. Uma tênue tristeza se instalou dentro de mim e me acompanhou por todo o dia. Me emocionei ainda mais pois tenho uma convivência diária com esse universo por trabalhar numa escola e participar de alguma forma da vida de tantos jovens que passam pelos mesmos dilemas. Há alguns anos atrás, tivemos uma caso parecido de uma jovem que aparentava ser uma menina alegre, cheia de vida e gozava de uma certa popularidade e vinha de uma família bem situada. Qual não foi o choque ao recebermos a notícia de seu falecimento. mais ainda quando soubemos que ela havia se suicidado. Nossa! Lembro-me bem do quanto todos ficaram chocados e se perguntando: Por que? O que aconteceu para ela tomar tal atitude? Por que ninguém percebeu nada de diferente ou estranho em seu comportamento? Mesmo as amigas mais próximas ficaram com essas perguntas sem resposta. Enfim, uma excelente sugestão de leitura para todas as idades. Para os jovens, para que eles reflitam sobre seus comportamento diante dos demais. Aliás, isso é uma frase que Hannah sempre diz no decorrer da história. O que fazemos diariamente pode ter um peso absurdo no outro e nem damos conta disso. Nossa responsabilidade é grande. As vezes, uma simples e inocente brincadeira pode desencadear um conflito doloroso em alguém. E isso pode se refletir no futuro. Uma leitura bem instrutiva para os adultos e aqui, falo de pais, mestres e todos que de alguma forma trabalham direto com jovens em formação. Fiquem atentos, somos todos responsáveis por todos. Essa é a mensagem do livro.

Comentários

Pedrita disse…
eu não sou muito movida pela paixão. beijos, pedrita
bittersweet disse…
Olá! Assim como você fiquei fascinada pelo livro e também chorei no final e no decorrer de muitos trechos. É um daqueles livros que nos faz repensar nossas atitudes e, trabalhando com adolescentes, faz com que mudemos a forma como os ouvimos e os julgamos.
Douglas Ibanez disse…
Simplesmente amei sua resenha e fiquei louco para ler este livro!
Sério.. fiquei cheio de vontade, primeiro pela capa que é muito legal e segundo pela historia que simplesmente parece ser muito diferente e muitissimo interessante!
Gosto de histórias criativas como essa que só pelo tema já dá água na boca de querer ler.

Bjo
Nossa Roseli,
Que blog legal! Quantos recursos diferentes! Você vai ter muita experiência pra trocar com o pessoal da classe no próximo módulo.
Gostei muita das resenhas dos livros. Ótimo pra incentivar a garotada ler.
Beijão e até quinta.
Lunna Guedes disse…
Fico feliz em saber que não sou apenas eu que choro ao ler alguns livros. Esse ainda não li, mas estava lendo Possessão e no final (em pleno Ibirapuera) chorei de soluçar com o final da história.
Coisas de gente "maluca" assim como nós. rs
Vou procurar esse livro, hoje a noite vou a Cultura comprar um presente para o mio amore e já aproveito para esse encontro. Eu adorei a capa do livro. Meio retrô. rs
bacio
brunonegromonte disse…
Roseli, hoje ao chegar do trabalho tive a grata surpresa deixada pelos Correios.
Me sinto muito grato e lisonjeado pelo presente oferecido por você... estou com uns afazeres acadêmicos por terminar e logo após o término começarei a leitura.
Mais uma vez obrigado pelo excelente presente!!
Beijo sonoro no coração!!
Sonhos melodias disse…
Oi Pedrita! Ah, não esconde o ouro. Você deve ter alguma paixão sim.
Estou com saudades. Obrigada pela visita
Bjs
Sonhos melodias disse…
Bittersweet Girl,
Eita livro bom né? Obrigada pela visita querida. Adoro visitar o seu também.
Bjs
Sonhos melodias disse…
Menino Douglas,
Fico feliz que minha resenha tenha te agradado. Leia o livro se possível. É uma leitura imperdível. Obrigada pela visita. Seu blog também é maravilhoso. Estou sempre por lá.
Bjs
Sonhos melodias disse…
Oi Valéria,
Bom te ver por aqui menina!Esse módulo eu vou adorar, com certeza. Não vejo a hora. Obrigada pela visita.
Bjs
Sonhos melodias disse…
Lunna querida!
Pode comprar que é leitura garantida na certa. Obrigada pela visita.
Bjs
Sonhos melodias disse…
Bruno que notícia ótima me deu. Vai adorar o livro.Adorei que o escolhido tenha sido você. Boa leitura!
Bjs
Roseli, queria ler o livro. Tive um amigo que se suicidou e isso é um drama para todos nós que o conhecíamos...


Um beijao

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos