Descobrindo Mozart

A música acalma, emociona, nos entristece muitas vezes trazendo lembranças de algo bom que não volta mais. Muitas vezes nos alegra a alma causando uma verdadeira torrente de calor em nossos corações. Em outras ocasiões, nos remete ao passado nos envolvendo em percepções de nossa infância com relação a aromas e sabores. Trago comigo uma verdadeira biblioteca em minhas memórias e a música está sempre presente fazendo a ponte entre acontecimentos, pessoas, sentimentos sejam alegres ou tristes. Fazendo uma faxina em meus inúmeros CDs, cheguei até minhas coleções de música clássica. É engraçado, quando mais nova, achava música clássica um saco de se ouvir. Ópera então - Pelo amor de Deus! - simplesmente não tinha ouvido para tais estilos musicais.

Gracia a Dio, que o ser humano tem a capacidade de evoluir pois caso contrário, continuaria aquela moleca ignorante e sem refinamento no que se refere não só a música, mas as artes em geral.

Evolui, passei a conviver com pessoas que tinham apreço por tais músicas e, pouco a pouco, meus ouvidos foram captando toda essa riqueza de sons, melodias, ritmos e, literalmente caí de boca e sai comprando, formando minha coleção de música clássica. E entre tantos compositores que passei a conhecer e a admirar tais como nosso brasileiro Villa-Lobos, Haydn, Beethoven, Vivaldi, Haendel, Bach e tantos outros maravilhosos cheguei à Mozart. E desde que passei a fazer a coleção desse compositor e a conhecer mais sobre sua obra, não tem como não admirar tal virtuose. E, entre tantas coisas magníficas que ele compôs, uma das que mais me toca profundamente, mexe com minhas entranhas e me comove às raias da alma, é sua obra final Réquien. Na época em que tomei contato com essa obra, fiquei tão mexida com a riqueza de acordes, de vozes, de melodias que passei meses ouvindo esse CD à noite e ouvia até adormecer. Parece loucura? Pode até ser mas por meses essa foi minha cantiga de ninar. E hoje, fazendo essa faxina que há tanto pensava em fazer mas sempre protelava, voltou com força total a vontade de ouvir toda a coleção novamente. Ai, como é bom! Deixo vocês com dois momentos emocionantes dessa obra.


Comentários

Francys Oliva disse…
Adoro Mozart, valeu por compartilhar.
bjs.
Bia Bernardi disse…
Assim, óh... Não que eu não goste, mas não é um estilo de música que me faça me sentir viva. Talvez porque a música pra mim soa como minha extensão de vida e, portanto, preciso que ela me alegre instantaneamente. E isso não acontece com a música clássica. Acho fantástico quem toca, é bonito de ver a dedicação e a precisão dos músicos clássicos. O som dos instrumentos é lindo!, não dá pra negar! É bonito de ouvir... Mas não é minha preferida... Talvez eu não tivesse uma coleção, como você de cds desse gênero, mas não me importo de ficar num ambiente, por exemplo, que toque úsica clássica. Não repudio de forma nenhuma! Mas não tenho essa ânsia de ouvir... Parabéns, Roseli! Acho que talvez seja essa postura que falte às pessoas hoje em dia!
Bom domingo!
Pedrita disse…
como na literatura, a música tb informa. beijos, pedrita
Jack disse…
Não tem como eu não falar! Sou APAIXONADAAAA por música clássica, vc sabe!
Mas Mozart é meu segundo predileto, Vivaldi é meu grande amor!Hahahahaha
Bach é a trilha sonora do meu funeral,sempre digo isso,não tem como!
Agora, Mozart preciso me aprofundar na obra dele! Ouvirei-o mais!E quanto ao outro compositor que a Rose me mandou, ainda preciso ouvi-lo, mas Vivaldi não sai da minha playlist! hahahaha

Beijos e boa semanaa ;)
Hello Sonhos e Melodias Blog,
When I log in your blog,
there's a background music
that dont' stop when I activate
a youtube post.
How could I stop the background music ?
Thanks !
shalalaair.blogspot.com
Daniel Savio disse…
O que imporar é que conseguimos sentir felicidade com o que ouvimos e produzimos com esta inpiração...

Fique com Deus, menina Roseli Pedros.
Um abraço.
Hello Sonhos e Melodias Blog,
I just see that the music comes from the reader on right side.
So just stop it with the start/stop button ...
Sorry for the comment too fast posted.
You can delete it !
shalalaair.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos