Descobrindo Clarice


Vamos sacudir a preguiça que se instala no final de ano e começar a escrever pra valer.

Faz tempo que não falo nada a respeito das minhas leituras. No segundo semestre, como estive mais ocupada com meus afazeres da escrita da pós, acabei deixando de lado minhas leituras. O que me deixou um pouco triste afinal, recebendo livros novos a todo momento aqui na biblioteca, não deu outra: fui ficando ansiosa vendo tantos títulos legais chegando e eu não podendo ser a primeira a ler. Mas de qualquer forma consegui ler alguns. E é sobre um em especial que vou falar agora: Clarice, de Benjamin Moser, editora Cosac Naify.

Quando esse livro chegou por aqui dei uma olhada técnica nele e achei-o interessante, bonito. Parou por aí. Após registrá-lo, foi feita a divulgação e ele ficou em destaque aqui na biblioteca.

Numa noite, assistindo o programa Metrópolis na TV Cultura, o autor foi entrevistado. E foi exatamente essa entrevista que me despertou a vontade de ler esse livro e saber mais sobre a misteriosa escritora que tanto me perturbou durante a adolescência.

A leitura desse livro foi muito gratificante pois a pesquisa que o autor fez sobre a vida de Clarice, suas origens, seus traumas, o período político em que ela viveu, enfim, foi muito edificante e prazeroso ler até o final esse que, acredito , seja a biografia definitiva de Clarice Lispector.

E ao término da leitura refleti sobre tudo o que li e cheguei a seguinte conclusão: que personagem maravilhoso foi essa mulher! Só a vida dela já dá um bom enredo para uma história e tanto! Rica em conflitos, beleza, mistérios...Que persona! Agora, é ter tempo e disposição para ler as obras que tanto relutei durante minha vida desde que a conheci pela primeira vez. Acredito que agora eu tenha condições de ler, assimilar e compreender seus pensamentos, personagens e enredos (ou a falta deles).

Fica aqui então minha dica de leitura para quem já leu os livros de Clarice Lispector, para aqueles que como eu, ainda tinham uma certa reserva com ela e para todos que apreciam uma literatura mais aprofundada e não tão digerível como os famosos Best Seller.

Nada contra pois também os leio mas de vez em quando é bom demais ler algo que saia do lugar comum e adentre nossos mais secretos mundos. E nisso Clarice era craque em explorar.

Comentários

Nunca li um livro da Clarice. Estou cada vez mais curiosa...De verdade.
Aproveito e peço uma dica sua, me diga qual vc achou bem interessante para que eu possa começar?
Se puder, obrigada...
Bjins!!!
Lunna disse…
Eu não posso dizer que gosto de Clarice. Gosto de algumas coisas, mas sou cheia de restrições para com ela, ainda mais quando a chamam de poeta. Mas eu gosto de fragmentos. De coisas aqui e ali e juro que não entendo quando alguém me diz que ela escreve sobre todo mundo. sempre achei que ela escrevia sobre si mesma. kkkkkkkkkkkkkk
Dica anotada, mas vai para o fim da fila porque tenho dúzias de coisas pra ler e olha que o ano mal começou. hehehehe
bacio
Rapha disse…
Ainda não li nada da Clarice apenas algumas frase eu conheço, mas nenhum livro.. Mas esse ano vou ler pelo menos um livro dela :)

Rapha - Doce Encanto
Sonhos melodias disse…
Damaris,
Eu mesma sou uma pessoa que não conseguiu ler os romances dela. No entanto, me encantei com seus contos.Vale a pena.
Sonhos melodias disse…
Concordo com você Lunna. Eu também fui bem resistente a ela e, de repente, tudo me remete à ela. Então cheguei a conclusão que é chegada a hora de conhecê-la melhor. Não a vejo poeta também. mas vale a pena conhecer sua obra. A gente sempre sai mais enriquecida.
Bjs
Sonhos melodias disse…
Raphaela,
Obrigada pela visita e comentário. Olha, leia mesmo. Leia Clarice, leia outros escritores brasileiros pois temos uma leva maravilhosa de grandes escritores.
Bjs
Francys Oliva disse…
Hum...Leio Clarice exporadicamente,mas, fiquei curiosa com esta leitura.
bjs. Valeu a dica
Luci Cardinelli disse…
Amiga, eu sou apaixonada por clarice desde que tenho 16 anos e estou com 51. Estou lendo esse livro e adorando :)

beijossss e ótimo final de semana :)
Sonhos melodias disse…
Francy's acho legal conhecermos a vida do autor. Muitas vezes conhecendo sua vida compreendemos sua obra. Esse livro vale a pena ler.
Bjs
Sonhos melodias disse…
Oi Luci,
Então está lendo? Demais não? Fico feliz em ver você por aqui.
Bjs
Kátia disse…
Oi, Roseli!
De Clarice recomendo o excelente "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres"...os inesquecíveis personagens Ulisses e Loris em suas descobertas da sensibilidade, da vida, do amor. Li no antigo curso de magistério, há muuuuito tempo.
Abç
Daniel Savio disse…
Engraçado, como podemos descobrir algos novo sobre o nosso idolos, pelos menos dna forma de um novo olhar...

Fique com Deus, menina Roseli Pedroso.
Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos