quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Meme Literário de um mês 2011 - Dia 12


Se eu pudesse conhecer um lugar que só existe em livros, qual seria?

Bem bolada essa pergunta. Logo de cara lembrei de Hogwart, a escola de magia de Harry Potter. No entanto, lembrei de um livro que li há quase vinte anos e que na época da leitura me causou um profundo impacto. O livro é As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley qu na verdade é uma coleção em quatro volumes. A história que se passa na Bretanha e narra a formação na nação e a luta entre as crenças pagãs e o cristianismo é muito linda. Fiquei encantada com a ilha de Avalon descrita na história. Local místico, de pura magia onde as sacerdotisas se preparavam para a vida religiosa me deixou curiosa para conhecer a região e conhecer mais profundamente a cultura celta. A personagem principal, Morgana, me conquistou de imediato por sua postura feminista e também por seus inúmeros conflitos diante da vida de magia e a vida pessoal. Seu amor incondicional por Arthur, seu irmão e pai de seu filho gerado numa noite de Beltrane sem nenhum dos dois saberem da identidade um do outro. O livro me agradou por proporcionar informações históricas sobre a Bretanha e sobre a parte lendária afinal, até hoje não se confirma a existência do rei Arthur. Será que realmente existiu? É apenas um personagem da cultura popular? E a famosa Távola Redonda? Me rendi por completo a essas histórias e lendas celtas. Tanto que ao terminar de ler a coleção, fui atrás de leituras sobre o folclore e cultura celta e me maravilhei com tudo. E a ilha de Avalon descrita no livro me deu uma vontade louca de passar uns tempos nela e absorver toda a magia existente nesse local. Acho que meu lado bruxinha falou mais alto ao ler essa história.

Esse texto faz parte da blogagem promovida pelo blog Happy Batatinha

4 comentários:

sharon disse...

Oi Roseli! Eu também pensei em Avalon, mas seria uma visita muito rápida... então decidi pelos mundos do Philip Pullman. Mas sua escolha é legal!

Joelma Alves disse...

Roseli,

Também escolhi Avalon, a magia do lugar me fascina até hoje!!

^^

Roseli disse...

Oi Sharon confesso que fiquei tentada pelo universo paralelo do Pullman mas na hora H, optei por Avalon. mas é uma excelente pedida.
Bj

Roseli disse...

Pois é Joelma, o local é encantador! E como sempre tive meu lado bruxinha, me deixei seduzir pela magia de Avalon.
Bjs