Meme Literário de um mês 2011 - Dia 12


Se eu pudesse conhecer um lugar que só existe em livros, qual seria?

Bem bolada essa pergunta. Logo de cara lembrei de Hogwart, a escola de magia de Harry Potter. No entanto, lembrei de um livro que li há quase vinte anos e que na época da leitura me causou um profundo impacto. O livro é As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley qu na verdade é uma coleção em quatro volumes. A história que se passa na Bretanha e narra a formação na nação e a luta entre as crenças pagãs e o cristianismo é muito linda. Fiquei encantada com a ilha de Avalon descrita na história. Local místico, de pura magia onde as sacerdotisas se preparavam para a vida religiosa me deixou curiosa para conhecer a região e conhecer mais profundamente a cultura celta. A personagem principal, Morgana, me conquistou de imediato por sua postura feminista e também por seus inúmeros conflitos diante da vida de magia e a vida pessoal. Seu amor incondicional por Arthur, seu irmão e pai de seu filho gerado numa noite de Beltrane sem nenhum dos dois saberem da identidade um do outro. O livro me agradou por proporcionar informações históricas sobre a Bretanha e sobre a parte lendária afinal, até hoje não se confirma a existência do rei Arthur. Será que realmente existiu? É apenas um personagem da cultura popular? E a famosa Távola Redonda? Me rendi por completo a essas histórias e lendas celtas. Tanto que ao terminar de ler a coleção, fui atrás de leituras sobre o folclore e cultura celta e me maravilhei com tudo. E a ilha de Avalon descrita no livro me deu uma vontade louca de passar uns tempos nela e absorver toda a magia existente nesse local. Acho que meu lado bruxinha falou mais alto ao ler essa história.

Esse texto faz parte da blogagem promovida pelo blog Happy Batatinha

Comentários

Sharon Caleffi disse…
Oi Roseli! Eu também pensei em Avalon, mas seria uma visita muito rápida... então decidi pelos mundos do Philip Pullman. Mas sua escolha é legal!
Joelma Alves disse…
Roseli,

Também escolhi Avalon, a magia do lugar me fascina até hoje!!

^^
Sonhos melodias disse…
Oi Sharon confesso que fiquei tentada pelo universo paralelo do Pullman mas na hora H, optei por Avalon. mas é uma excelente pedida.
Bj
Sonhos melodias disse…
Pois é Joelma, o local é encantador! E como sempre tive meu lado bruxinha, me deixei seduzir pela magia de Avalon.
Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos