Meme Literário de um mês 2011 - Dia 3


Você lê resenhas de livros?

Dando continuidade a blogagem, como parte de minhas funções de bibliotecária, estou sempre navegando por diversos sites e blogs que falam de livros e, claro que leio algumas resenhas. E através dessas resenhas, desperto-me para alguns títulos de livros que se não lesse, jamais me interessariam. Procuro também ler tais resenhas para se ter uma ideia do que o pessoal anda lendo e ver o que está sendo mais procurado. Como aqui na biblioteca também troco sempre impressões com os alunos leitores, fica mais fácil saber o que tem sido lançado,o que tem despertado interesse nas pessoas e quais leituras andam na moda.
Mas tenho algumas ressalvas com relação a essas resenhas afinal, gosto é gosto não se discute mas o que tenho observado, é que existe uma massificação do gênero literário e dificilmente vemos resenhas e discussões sobre outros gêneros e autores - principalmente nacionais. Existe um preconceito em relação aos autores e literatura nacional. E isso não é só impressão não! As pessoas embarcam nas "ondas" best sellers americanas e renegam a excelente literatura brasileira que trás grandes autores e grandes obras para serem degustadas e discutidas. Mas, talvez essa seja apenas a minha opinião pessoal e não desconsidero quem só leia literatura internacional. Pra mim, o importante é ler e absorver o que a leitura tem de melhor. mas seria bom se as pessoas diversificassem suas leituras um pouco. Isso enriquece e muito.

Comentários

Luciano A.Santos disse…
Roseli,

Concordo com você. Ao que parece, soment o que interessa atualmente são os best sellers - se tiver monstros "fofinhos" melhor. Tente ler e resenhas rm clássico e ninguém dará a mínima. É preocupante isso, pois temos uma nova geração de leitores se formando, mas a qualidade dos livros quee stão lendo....

Grande abraço e boa semana.
João disse…
Oi Roseli!
Obrigado pela visita lá no meu blog, também gostei bastante do seu e vou acompanhar suas postagens.

Concordo com você, as pessoas se rendem muito às modinhas, e esquecem de buscar outras coisas boas...
E olha que tem MUITA coisa boa além dos livros adolescentes de vampiros! kkk

Parabéns e abração!
Crys Leite disse…
Tento diversificar minhas leituras sempre, é bom conhecer novos 'mundos' msm que seja através das páginas de um livro. Mas, sempre tem aquele que gostamos mais que no meu caso é o Chick lit. Beijos.
Enaldo Soares disse…
Eu resenho livros nacionais.Mas não perdôo,rs...

www.panoticum.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos