Renovar. Renascer. Páscoa

A vida moderna que segue à risca os ditames do consumo faz com que a sociedade saia descontroladamente pelas lojas e supermercados em busca de ovos e mais ovos de Páscoa. O coelho anda cada ano mais valorizado no mercado e as pessoas se esquecem de seu real significado: Renovação!
E tal renovação não significa ir aos shoppings da vida e gastar, gastar e gastar rios de dinheiro que a maioria não tem em mercadorias desnecessárias que trarão para cada um, um sentimento de prazer instantâneo e, em seguida, cair no esquecimento. As próprias crianças de hoje não sabem qual o símbolo do coelho a não ser a do prazer em comer ovos de chocolate. Mais um pecado capital que todos cometem diariamente: a gula. A gula pelo doce, pela comida, pelo consumo de roupas de grife, todo tipo de tecnologia e...espera qual era a simbologia da Páscoa mesmo? Ah, sim!. Renovação!
Paremos pra pensar um pouco em nossa conduta de vida. O que estamos plantando? Qual nossa mensagem no dia a dia para todos que nos rodeiam? Que imagem estamos passando? Renovar é refletir nossas ações em família, no trabalho, na escola, na condução e por aí vai. Vamos parar um pouco essa nossa roda gigante da vida e ver como estamos nos saindo nela. Está certo que a diversão é salutar. Mas só ela basta? Quais nossas responsabilidades com a comunidade em que vivemos, qual a mensagem que passamos ao nosso próximo?
É essa reflexão que deixo para todos. Da minha parte, tento me renovar a todo instante. Renovar minhas ações, meus planos de vida, minha vida interior. Quero, desejo e aspiro ser uma pessoa melhor a cada dia. Acredito que é pra isso que estamos todos por aqui. Essa é minha mensagem de Feliz Páscoa para todos.
Comer guloseimas ao lado de nossos familiares e amigos é bom? Sem dúvida! Mas não vamos nos esquecer do alimento da alma. Essa, não pode morrer de inanição.

Comentários

Ana Luiza Chaves disse…
Roseli,

Oportuno esse seu chamado para a renovação, quando as pessoas estão mais preocupadas com esse apelo consumista de páscoa (em minúsculo mesmo)do que com o seu interior. A verdadeira Páscoa sai de dentro para fora e contamina o próximo, se todos assim fizessem...

Feliz Páscoa para você e sua Família. bjs.
Mírian Mondon disse…
Roseli querida,
Vim desejar uma feliz pascoa para voce e para os que voce ama!

Seu texto reflete meus pensamentos e convicções, parabéns por essa reflexão lúcida e constrututiva. Vamos celebrar, mas sem esquecer os verdadeiros valores dessa celebração!

beijos
Luciano A.Santos disse…
Roseli, o que vemos atualmente é isso mesmo, uma total inversão das coisas: tudo o que tem um real significado, que tem por objetivo uma mudança para melhor, é diminuido a uma simples data comercial. É triste, é verdade.

Grande abraço e espero que tenha tido uma boa Páscoa ;)
Luma Rosa disse…
Roseli, você coloca essas músicas lindas para tocar e eu esqueço da vida! :) Cadê a concentração para ler a sua postagem? Acho que vou vadiar!! (rs*)
Ah, mudaram todo o conceito da páscoa! Que deve ser um dia especial com a família. Nada contra o símbolo ser um ovo, o que representa uma vida nova, início de um ciclo, renascimento... mas devemos refletir. Gosto de manter o ritual e celebrar com um almoço gostoso.
Assim como o Natal, muitas pessoas esquecem o motivo principal da data. Pior são as crianças que não lhe são dadas opções, se querem ou não saber dos motivos religiosos da data, pois os pais, esses são acomodados e deixam por conta da escola, fazer um trabalhinho qualquer e só. Eles querem paz! Uma bomba pra eles!! OOops, uma pomba para eles!!
Obrigada por divulgar a blogagem "Amor aos Pedaços" :) Esse meio de mês complicou o meio de campo, depois ainda tem o BookCrossing Blogueiro! Vamos nessa também?
Bom fim de semana!! Beijus,

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos