Escrever cartas para expurgar fantasmas


A morte é um personagem que nos ronda a vida toda e, hora surge na vizinhança levando conhecidos, desconhecidos, hora acampa em nosso lar e arrasa com o núcleo familiar.
Não tem quem não tenha chorado a partida de um ente querido. Existe famílias que, ao sofrer uma perda inesperada, simplesmente se quebra, racha e não tem mais conserto deixando corações trincados e sangrando para sempre.
É sobre esse tema tão doloroso e tão presente em nossas vidas, que a autora Ava Dellaria discute em seu romance Cartas de amor aos mortos.
Gostei do título logo de cara quando o livro chegou à biblioteca e sua capa também me agradou. Ao ler a sinopse, fiquei curiosa e decidi que seria a primeira pessoa a ler esse livro.
Não me arrependi! A autora consegue nos envolver com sua narrativa e soube criar personagens ricos,  humanos, no qual, reconhecemos vários que convivem conosco no dia a dia. Para mim então, foi como estar convivendo com o mesmo grupo de adolescentes que convivo diariamente aqui no colégio em que trabalho. Os sentimentos de perda, a confusão que se estabelece no íntimo de quem ficou, o vazio que se abre após a morte de alguém. Principalmente se esse alguém for uma jovem linda e cheia de vida. O caos está estabelecido. Reconstruir-se é o que nos resta e a personagem central da trama, Laurel, irmã mais nova de May (a falecida), irá tentar se reerguer após essa perda, através de cartas escritas a vários mortos famosos. Lição que a nova professora passou a toda a classe. Através dessas cartas escritas e não entregues, Laurel  fará uma verdadeira peregrinação e terapia para superar a morte da irmã e seguir sua vida. Chego ao final do livro emocionada por ter acompanhado a personagem nessa viagem. Chego também surpresa com a revelação que se faz ao término. Não conto aqui para não estragar a surpresa de quem for ler mas sem dúvida, é uma história linda, triste, comovente e com uma mensagem de vida muita legal. Leitura perfeita para adolescentes, adultos enfim, para todo leitor sensível. Essa é minha dica de leitura de hoje.

Sinopse: Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… sem nunca entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho. 

“Uma história brilhante sobre a coragem necessária para continuar vivendo depois que nosso mundo desmorona. Uma celebração comovente do amor, da amizade e da família.”- Laurie Halse Anderson, autora de Fale! 

 “Assim como Kurt, Janis, Amelia e outros que já se foram mas de algum jeito permanecem aqui, Cartas de amor aos mortos deixa uma marca indelével.” - Gayle Forman, autora de Se eu ficar 


Título original: LOVE LETTERS TO THE DEAD
Tradução: Alyne Azuma
Páginas: 344
Lançamento: 20/06/2014
ISBN: 9788565765411
Sel: Seguinte

Comentários

Não sabia que tinha outros blogs, que desligada que sou...rs. Muito bom. Esse livro parece bem interessante.
Até!
chica disse…
Puxa, bem instigante esse título e a sinopse.Deve ser legal! bjs, chica
Sonhos melodias disse…
Oi Marcia, tenho outros blogues sim mas andam um pouco abandonados por pura falta de tempo. Fico contente que tenha vindo conhecer meu Sonhos e Melodias. Seja bem vinda!
Bjs
Sonhos melodias disse…
Oi Chica,
Esse livro é lindo mesmo! Vale a pena ler.
Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos