O grande feito da "foca"


Sabe aquela leitura que te remete ao ambiente e personagens da história no qual você, enquanto leitor, passa a fazer parte do mesmo? Livro que te faz sentir aromas, ver paisagens, fazer parte da mesma, conhecer os personagens e tornar-se íntima deles?
E quando esse livro tem como personagem principal o nosso poeta maior Carlos Drummond de Andrade e, aos poucos, você passa a frequentar seu apartamento, comer dos biscoitinhos e tomar seu café ouvindo sua fala mansa de mineirinho? Fala sério, consegui instigar sua curiosidade não foi?
Quer saber que livro é esse e participar dessa intimidade toda com o poeta? Então precisa comprar e ler o livro O poeta e a foca: como uma jovem jornalista conseguiu de Drummond a primeira entrevista para a imprensa, da jornalista Nanete Neves.
Numa linguagem leve, a autora narra sua grande aventura quando, recém formada, trabalhando num jornal pequeno paulistano, recebeu como missão, entrevistar o poeta às portas dele completar 75 anos.
Numa narrativa homérica, Nanete nos pega pela mão e inicia uma viagem com muitos obstáculos para transpor - uma vez que o poeta era arredio a entrevistas, até conseguir chegar a ele e concretizar o grande feito. Um delicioso painel das redações de jornais da época, do Rio de Janeiro na década de 70, um desfilar de outros autores que Nanete contatou para obter informações sobre Drummond e como chegar até ele.
Essa é minha dica de leitura de hoje. Uma leitura para todas as idades e eu super indico aos professores para trabalhar o livro junto das obras de Drummond no Ensino Médio. 
Gostou? Eu simplesmente amei!

Sinopse:

Em 1977, Carlos Drummond de Andrade completava 75 anos sem nunca ter dado uma entrevista. Toda vida ele fugiu de jornalistas. Com toda a grande imprensa à sua procura, só uma jovem repórter de um pequeno jornal paulistano foi recebida por ele - e em seu apartamento, no Rio de Janeiro, aonde nem os amigos tinham acesso. Quase 40 anos depois a escritora e jornalista Nanete Neves resolveu contar essa história no livro O Poeta e a foca. No livro, Nanete Neves conta como foi esse encontro que rendeu matérias em diversos veículos de comunicação e, principalmente, uma doce amizade com o poeta com troca de telefonemas e cartas por vários anos. A autora relata também as conversas com intelectuais que lhe falaram do jeito de ser do Poeta, suas esquisitices, sua visão de mundo e idiossincrasias pessoais, preparando-a para conhecer o mito: Antônio Houaiss, Nélida Piñon, Ferreira Gullar, Affonso, Antônio Callado, Pedro Nava entre outros.


Título: O poeta e a foca
Autor: Nanete Neves
Editora: Pasavento
ISBN:9788568222096
Ano: 2015

Comentários

Nanete Neves disse…
Roseli, bom demais tua leitura atenta, e melhor ainda: saber que você embarcou comigo naqueles anos 70.
Você é fofa, gentil e generosa. Obrigadão.
Sonhos melodias disse…
Eu é que tenho a agradecer Nanete por você compartilhar conosco uma história tão bonita e um lado do poeta que bem poucos tiveram a chance de conhecer.
Grata!

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos