De volta ao pátio do colégio


Aqui na biblioteca onde trabalho, ela é a queridinha das alunas. Thalita Rebouças, sucesso entre a garotada - em especial as meninas. A escritora mergulha no universo adolescente e expõe os conflitos, disputas, inseguranças que permeiam esse momento da vida de todos. Autora dos sucessos Fala sério que incluem Amiga!, Filha!, Irmão!, além de Traição entre amigas, Tudo por um namorado e outros títulos.
O seu mais recente livro Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, é uma aventura prazerosa.
Teanira ou simplesmente Tetê, uma garota cheia de problemas de autoestima que passou por sérios ataques de bullying na escola em que estudava. Moradora da Barra da Tijuca, tem sua vida, de uma hora para outra, de cabeça pra baixo: pai perde emprego, casamento está por um fio e todos se mudam para a casa dos avós em Copacabana para tentar sair da crise econômica. Dividindo o espaço com cinco parentes que brigam o tempo inteiro, ela perde suas referências. No meio de tantas coisas ruins acontecendo, ela se apega a única coisa que sabe fazer bem feito e adora: cozinhar!
Colégio novo, novos colegas mas o medo é antigo e acompanha Tetê em seu primeiro dia de aula.
Nessa sua nova fase de vida, a garota vai encontrar amigos de verdade, muitos mal-entendidos, algumas inimigas contudo, descobre o amor incondicional de seus avós, a fortaleza que a habita e que até então não tinha noção e a possibilidade de conquistas em sua vida. Garota divertida, adorei seus pensamentos, sua dramaticidade afinal, como boa canceriana, sou um tantinho assim dramática também talvez por isso, minha identificação com a personagem de Thalita Rebouças. A autora aborda nessa história um tema muito sério que ocorre nas escolas: a violência de determinados grupos com alguns colegas que "saem" do esteriótipo dito "normal". 
Confesso que dei muitas risadas durante a leitura desse livro assim como me emocionei em vários momentos. Ao todo, são personagens reais e não idealizados. Como trabalho nesse universo teen, reconheci vários tipos e todos são adoráveis e fazem desse livro uma viagem maravilhosa com direito a várias receitas de Tetê. Não vou entrar em maiores detalhes para não estragar a surpresa da história. E então? Vai ficar parada (o) aí ou vai comprar logo seu exemplar para ler e se divertir como eu? Garanto que não vai desgrudar os olhos enquanto a história não terminar. Senti através da leitura que entrei no túnel do tempo e me vi ali, cercada da garotada, vivendo todas as aventuras típicas. Essa é mais uma dica de leitura para você, que assim como eu, não tem preconceitos de leituras. Para mim, o importante é dar de cara com uma boa história!E essa, eu garanto que está muito boa!




Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-579-7
Ano: 2016
Páginas: 272

Comentários

Meri Pellens disse…
Parece ser uma história bem gostosa de se ler, Roseli.
Beijo na alma...
Sonhos melodias disse…
E é Meri. Leitura para adolescentes de toda idade. Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos