Um pouco de nossa história

Nas minhas leituras, sempre deixo espaço para a literatura histórica, ou seja, leio sempre que posso biografias de pessoas ilustres que deixaram sua marca na história, romances históricos que me remetem a épocas e lugares que nunca conheci mas que, ao mergulhar na leitura discortino comportamentos, costumes e lugares que passam a fazer parte de mim. Hoje resolvi falar um pouco sobre dois livros que tem a ver com nossa história, com a formação de nossa nação e, é interessante ler esses livros pois através deles, passamos a compreender melhor muitas coisas que acontecem nos dias atuais. Esses livros servem para aqueles que ainda estão estudando pois esclarece muitos pontos da história do Brasil mas são ótimos para aqueles que gostam de uma boa história afinal, o que não falta são "causos" que alimentarão e formarão nosso país. O primeiro, foi escrito pela escritora e historiadora Mary Del Priore e o segundo , pelo jornalista Laurentino Gomes. Os dois livros foram escritos numa linguagem gostosa, fácil e prazerosa. Vale a pena ler! Essas são minhas sugestões de hoje. Boa leitura!


O príncipe maldito. Mary Del Priore. Editor Objetiva
Era uma vez, há muito tempo, em um reino sem encanto, um palácio recendendo a mofo por onde circulavam um conde odiado, uma princesa carola, criados mudos, conspiradores baratos e, é claro, um jovem príncipe louco - todos tramando sob as barbas de um imperador que, embora não vestisse roupas novas, ia ficando cada vez mais desnudo aos olhos da Corte. Sim, você está diante de um conto de fadas - só que às avessas. Primeiro, porque não aumenta nem um ponto - conta como as coisas foram. Depois, porque se passa em um mundo real. Real até demais - comezinho, limitado, medíocre - e, ainda assim, ou por isso mesmo, espantosamente próximo. Se você, de início, ficar com a impressão de que a trama se desenrola no Reino de Tão, Tão Distante, é só porque a história do Brasil, embora tão perto, ainda se mantém tão longe de nós. Neste livro, Mary Del Priore expõe a intimidade da família imperial brasileira - consumida por intrigas, traições e uma profunda melancolia -, ao nos revelar um personagem fascinante e trágico. Um príncipe desencantado.



1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. Laurentino Gomes. Editora Planeta.
A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.

Comentários

pedromarianoavoz disse…
Fiquei interessada em ler esse 1808, andei assistindo pequenos trechos do document�ri sobre os duzendo anos da vinda da familia e muito bom
Ah! Pretendo passar mais vezes tenho que me policiar
bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos