Blog Action Day 2010 - Água

Fala sério! Quem que ao final de um dia quente, não gosta de chegar em casa e tomar aquele copo de água para matar sua sede? E depois de um dia exaustivo enfrentando o trânsito e a rotina do trabalho, quem não gosta de chegar em casa e tomar aquela ducha relaxante para desestressar e tirar o cansaço do corpo? Todo mundo não é mesmo? Só que essas pequenas regalias têm um
preço. Aliás, ultimamente um preço bem alto.

Em todo o planeta, mais de um bilhão de pessoas não tem acesso adequado à água potável. Outro fator que pesa é o preço aceitável para ter acesso à essa água. Sem possibilidade de ter acesso à essa água, muitos povos sofrem com várias doenças derivadas da água ou da falta dela. E o número de mortandade é alto.
Vivemos hoje, um impasse: ou nos conscientizamos da sua importância para a sobrevivência de todo ser vivo ou pereceremos em pouco tempo. A sociedade vive hoje numa louca fase de consumo onde se renega questões ambientais como a água, o desmatamento, a poluição e, por conta disso, já estamos pagando um preço muito alto através das inúmeras catástrofes naturais ocorridas em diversas partes do planeta. A expansão das cidades é outro fator que tem contribuído bastante para a escassez dos recursos hídricos.
No entanto, o maior consumidor de água do planeta é a agricultura. Mais de 70% do total dos recursos, 90% em certos países como o Egito. Bem sabemos que a alimentação mundial é fator também importante. Contudo, os países e seus governos carecem de desenvolver estratégias para que esses dois pontos sejam resolvidos a contento. Para se ter uma boa alimentação, necessita-se da água para a irrigação do plantio. Mas, se quisermos continuar a se alimentar, temos de preservar a água no planeta. Como resolver esse problema? É uma questão a se pensar em conjunto. São questões que ultrapassam o setor econômico e se espalha pelo social. A desigualdade social que impera em todos os países gera uma desigualdade também na distribuição da água e de seu uso. Outro problema a ser repensado e descobrir estratégias de uso: a exploração dos aquíferos. Num ritmo alucinante, estamos retirando água desses aquíferos de forma desregulada. Isso tem gerado sérios problemas como por exemplo: em algumas áreas litorâneas, retirou-se tanta água doce dos aquíferos que a água salgada começou a penetrar neles, deixando os poços salobros e imprestáveis. Em alguns lugares, como a Cidade do México, o esvaziamento de aquíferos provocou graves afundamentos da terra. Com toda essa escassez de recursos hídricos, está aumentando as tensões políticas entre países e, dentro deles, e também entre as comunidades os interesses comerciais. A pergunta que não quer calar: O que fazer então? Quais os caminhos que devemos seguir e que procedimentos devemos tomar? Em primeiro lugar, acredito que venha a ser a conscientização de cada um sobre como utilizar esses recursos. E não apenas pensar em si próprio mas em toda a comunidade. Esse talvez seja o primeiro e mais importante passo a ser tomado. Em seguida, a mobilização de toda uma sociedade rumo a pesquisas e descobertas de estratégias para controlar tais recursos. Não são atitudes fáceis de se tomar no entanto, se quisermos preservar a vida nesse planeta, talvez seja o único caminho a ser seguido. Ah, não esquecendo também, a boa vontade de todos para se privar das inúmeras regalias em prol da maioria ou , talvez melhor dizendo, da minoria que tanto carece e tão pouco recebe. Este texto faz parte da Blogagem Coletiva Mundial Blog Action Day 2010 que promove anualmente debates sobre diversos assuntos relacionados ao bem estar no planeta e que esse ano optou pelo tema Água.

CAMDESSUS, Michel. BADRÉ, Bertrand. CHÉRET, Ivan. TÉNIÈRE-BUCHOT, Pierre-Frédéric. Água: oito milhões de mortos por ano. Um escândalo mundial. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005.
CLARKE, Robin. KING, Janet. O atlas da água: o mapeamento completo do recurso mais precioso do planeta. São Paulo, Publifolha, 2005
Comentários
No meu blog já postei e divulguei as postagens!
http://omundoemumajanela.blogspot.com/2010/10/blog-action-day-2010-agua.html
Bêju!
Só em pensar que temos tanta água nesse nosso país abençoado e saber que existe nesse mundo por aí com falta de fontes d'águas. É uma tristesa.
Agradeço sua visita pelo Natureza e Paz.
Seja muito feliz em sua vida!
Abraços
Carlos
Parabens pelo blog e pela postagem tambem,voltarei com mais calma para ler as outras materias.
abraçothymosc
A nivel pessoa, temos de atuar de forma econominar águar, como aproveitar água da chuva para regar quintais, lavar a casa e etc.
Fique com Deus, menina Roseli Pedroso.
Um abraço.
você que gosta de ler, temos hoje uma super dica lá no blog.
Te esperamos lá para saber a tua opiniao.
Um abraco da equipe do O que elas estao lendo.
bjs