Descobrindo Clarice

Vamos sacudir a preguiça que se instala no final de ano e começar a escrever pra valer.
Faz tempo que não falo nada a respeito das minhas leituras. No segundo semestre, como estive mais ocupada com meus afazeres da escrita da pós, acabei deixando de lado minhas leituras. O que me deixou um pouco triste afinal, recebendo livros novos a todo momento aqui na biblioteca, não deu outra: fui ficando ansiosa vendo tantos títulos legais chegando e eu não podendo ser a primeira a ler. Mas de qualquer forma consegui ler alguns. E é sobre um em especial que vou falar agora: Clarice, de Benjamin Moser, editora Cosac Naify.
Quando esse livro chegou por aqui dei uma olhada técnica nele e achei-o interessante, bonito. Parou por aí. Após registrá-lo, foi feita a divulgação e ele ficou em destaque aqui na biblioteca.
Numa noite, assistindo o programa Metrópolis na TV Cultura, o autor foi entrevistado. E foi exatamente essa entrevista que me despertou a vontade de ler esse livro e saber mais sobre a misteriosa escritora que tanto me perturbou durante a adolescência.
A leitura desse livro foi muito gratificante pois a pesquisa que o autor fez sobre a vida de Clarice, suas origens, seus traumas, o período político em que ela viveu, enfim, foi muito edificante e prazeroso ler até o final esse que, acredito , seja a biografia definitiva de Clarice Lispector.
E ao término da leitura refleti sobre tudo o que li e cheguei a seguinte conclusão: que personagem maravilhoso foi essa mulher! Só a vida dela já dá um bom enredo para uma história e tanto! Rica em conflitos, beleza, mistérios...Que persona! Agora, é ter tempo e disposição para ler as obras que tanto relutei durante minha vida desde que a conheci pela primeira vez. Acredito que agora eu tenha condições de ler, assimilar e compreender seus pensamentos, personagens e enredos (ou a falta deles).
Fica aqui então minha dica de leitura para quem já leu os livros de Clarice Lispector, para aqueles que como eu, ainda tinham uma certa reserva com ela e para todos que apreciam uma literatura mais aprofundada e não tão digerível como os famosos Best Seller.
Nada contra pois também os leio mas de vez em quando é bom demais ler algo que saia do lugar comum e adentre nossos mais secretos mundos. E nisso Clarice era craque em explorar.
Comentários
Aproveito e peço uma dica sua, me diga qual vc achou bem interessante para que eu possa começar?
Se puder, obrigada...
Bjins!!!
Dica anotada, mas vai para o fim da fila porque tenho dúzias de coisas pra ler e olha que o ano mal começou. hehehehe
bacio
Rapha - Doce Encanto
Eu mesma sou uma pessoa que não conseguiu ler os romances dela. No entanto, me encantei com seus contos.Vale a pena.
Bjs
Obrigada pela visita e comentário. Olha, leia mesmo. Leia Clarice, leia outros escritores brasileiros pois temos uma leva maravilhosa de grandes escritores.
Bjs
bjs. Valeu a dica
beijossss e ótimo final de semana :)
Bjs
Então está lendo? Demais não? Fico feliz em ver você por aqui.
Bjs
De Clarice recomendo o excelente "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres"...os inesquecíveis personagens Ulisses e Loris em suas descobertas da sensibilidade, da vida, do amor. Li no antigo curso de magistério, há muuuuito tempo.
Abç
Fique com Deus, menina Roseli Pedroso.
Um abraço.