Atiçando diversos sentidos



A cozinha é um universo à parte dentro de uma casa. E quem a comanda também passa a ser um mundo diferenciado e um ser quase sublimado. Pode parecer exagero de minha parte afirmar tal coisa mas, de fato, a mulher ou o homem que cozinha é especial. Afinal, ao cozer, você não apenas coloca os ingredientes que a receita exige. Acrescenta junto pitadas de amor, de vontade de agradar não somente o paladar das pessoas que irão saborear. Não! Cozinhar vai muito mais além. Você oferta prazer, atiçando vários sentidos. O olfato, o paladar, a visão, o tato. E, é claro, a comunhão em volta de uma mesa.
Quando vi esse livro não tive dúvidas. Quero muito ler! O fato de conhecer detalhes da vida pessoal das escritoras, a relação delas com a comida e com o ato de cozinhar faz com que penetremos num universo particular e passamos a dividir com elas o cotidiano. O livro inicia-se com a cozinha de Virginia Woolf, passando por Gertrude Stein, Agatha Christie, Simone de Beauvoir entre outras. É bom demais. Conhecer suas fraquezas, seus delírios, seus defeitos (nem todas amavam cozinhar) trás essas divindades para próximo da gente. Outro detalhe desse livro: para quem não leu obra de alguma dessas autoras (como eu), atiça a curiosidade em ler.
Outro atrativo desse livro: no final tem receitas das autoras. Que elas faziam ou que gostavam de comer.
Vale muito a pena ler. É a dica de leitura do dia.

Título: A cozinha das escritoras: saberes, memórias e sabores de 10 grandes escritoras
Autor: Stefania Aphel Barzini
Editora: Benvirá
ISBN: 9788582400746 

Comentários

|Blog da Aline disse…
Roseli, sempre gostei de cozinhar, mas agora, que estou morando com o namô, incrementar os dotes culinários passou a ser uma necessidade, rsrsrs Então fiquei super curiosa para ler esse livro que vc resenhou aqui. Bem, vou procurar e se fizer alguma receita, te conto.
Sonhos melodias disse…
Eh maravilha! Estão vivendo juntos! Se precisar tenho outras indicações de livros com receitas bem legais.
Bjs
Luma Rosa disse…
Oi, Roseli!
Que livro inusitado!! Fiquei curiosa!! :) Sabe que eu nunca imaginei o que essas mulheres comiam?
Boa semana!!
Beijus,
Sonhos melodias disse…
Oi Luma, gostei demais de ler esse livro justamente por nos mostrar esse outro lado das escritoras.
Boa semana pra ti também. Bjs
Pedrita disse…
realmente cozinhar é uma arte. o q eu adoro em cozinhas, são os programas de culinárias onde eles além de ter tudo o q nem imaginamos em eletrodomésticos, eles tem uma equipe para auxiliar. sonho de consumo. bejios, pedrita

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando a preguiça de lado

Eita que fogo na bacurinha!

Projeto EXEMPLOS: contos